terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Casas Clandestinas





     Ter uma casa própria é sonho de qualquer pessoa ou uma família.
Não ter condições para  alugar uma casa,é a principal razão ,que as pessoas afirmam para construir habitações clandestinas.
Contudo os riscos dessa  construção são vários, uma vez que a maioria dessas construções, são nas encostas ou ribeiras, ou seja nos locais de difícil acesso. E esta construção são muitos perigosos principalmente nos tempos das chuvas.Desabamento, perda de bens matérias nas enchentes, são muitos frequentes nessa ocasião.
   
A Câmara Municipal da Praia  tende-se a combater essas construção, e essas medidas  esta a  gerir muitas polémicas.
Pois fica a questão, é certo derrubar casa de uma família que não condições de pagar renda?

Por um lado as pessoas sabem dos risco mais justifica esses risco como falta de alternativa, como diz a Natália Sanches”sabemos dos risco da construção de casas clandestinas, mais nem todos constrói, as casas nas encostas ou ribeiras, nos não temos condições de pagar renda ou de comprar terrenos na Câmara Municipal, a vida esta cada vez mais cara, mal da para nos sustentar ,como vamos comprar  terrenos 300 a 500 contos na Câmara e depois construir, claro que queremos mais não temos dinheiro”

Ter uma habitação é importante,contudo tende verificar a segurança.

Assuntos Relacionados:

Desemprego: o flagelo actual


     
foto da Internet: manifestação contra o desemprego
    O desemprego é um mal que esta a afectar toda a população do mundo, e em Cabo Verde não é diferente. E com a crise mundial, este  flagelo aumentou por todo o mundo,e junto com ele as manifestação .

No bairro de Achada Mato, o desemprego é uma realidade principalmente por parte dos jovens. E estes estão a reclamar a falta de alternativa imposto pelo governo, pois sem desemprego a tendência é de seguir o caminho das drogas, vandalismo, prostituição, criminalidade, etc. E estes também são os problemas enfrentados pela sociedade Cabo-verdiana.

  No bairro existe placa desportivo, que os jovens usam para momentos de lazeres, contudo reclamam que a existência de uma placa desportiva é insuficiente para suprir as sua necessidades, pois quando uns estão a utiliza-lo, outros não tem nada para distrair, como diz o desempregado António Varela ”A placa é útil, mais não da para todos os jovens usa-lo, quando um grupo esta a utilizar, outros tem de esperar até terminarem, e as vezes fica noite, e ninguém tem a paciência de esperar.”

   Outros ainda afirmam que momentos de lazer, como praticar desporto é divertido e muito bom para a saúde, mais principalmente precisam, sentir-se útil e garantir alimento para as suas famílias, pois ser jovem não é apenas divertir.



  Como afirma desempregada Ana Sofia ”nós jovens precisamos mais de que coisas para passar tempo, precisamos mesmo é de emprego, para podermos viver com dignidade, e alimentar os nossos filhos, precisamos de arcar com despesa, o governo tem que ver por este lado também”





Os moradores estão muitos preocupados com o nível de desemprego, principalmente por partes dos jovens, que estão a ser afectados cada vez mais.desemprego dispara em Cabo Verde 


Assuntos Relacionados:







Casa da cultura: A Valorização e preservação da nossa Cultura


   A cultura é a identidade de qualquer povo ou nação. Cabo verde é um potencial no que toca a cultura. É nessa medida que existe varias “casa da cultura” em vários bairros, com o objectivo de valorizar, e potencializar a cultura local.
E o bairro de Achada Mato não foge a regra, pois no bairro, esta recheado de tradição,como grupos de batuques,  teatros, danças e também grupos de artesanato.
 O espaço esta situada, logo na entrada do bairro, e disponibiliza de muitos objectos referentes a nossa cultura. O espaço também serve para os “Afro star”, grupo de dança de hip hop e kuduro, os "Larerinhas", teatro, ensaiam as suas peças.

A casa da cultura no bairro de achada mato já tem 2 anos de existência,e foi inaugurado pelo Ministro da cultura Mário Lúcio e parceria com Câmara Municipal da Praia.
A Cultura é a nossa identidade que todos devemos conservar.

Assuntos relacionados:

Projecto "Casa da Cultura",vence o startup weekend Praia

Personalidades de Achada Mato




Mário Lúcio_cantor,compositor.advogado,e Ministro da cultura de Cabo Verde






                                                                                         Djandja Antunes - Artista
Alberto koeing - cantor e compositor.



Zé Alves- cantor                                                                      Djamila Gomes _   Artesã 





,         









Evandro Almada _ modelo  

sábado, 25 de janeiro de 2014

Portadora de deficiência

      Eliane Patrícia Motas é uma adolescente de 12 anos de idade, e vive com a mãe Nizy Moreira, no bairro de Achada Mato.
A adolescente é portadora de deficiências. Doença foi descoberto ainda criança, pois aos três anos de idade Eliane não conseguia andar.
A mãe já separada do pai Armindo Mota foi procurar ajuda no hospital Agostinho Neto.
Anos mas tarde, a mãe reparou ainda que a filha não ouvia e nem falava correctamente.
A filha tinha paralisia infantil, doença este que afecta muitas crianças em Cabo verde.
Eliane, hoje estuda numa escola especializada, no bairro de Achada Santo António, financiado pela Associação de deficientes em Cabo-Verde a (ACD).A Adolescente também recebe matérias escolares da instituição Cabo-verdino  da Crianças e  de Adolescente  (ICCA) e pela Associação cabo-verdiana de deficientes (ACD).
A instituição disponibiliza de um automóvel, que levam as crianças para a escola, do todo bairro do capital do pais.

A mãe diz satisfeito com o apoio recebido, pela instituições, mais sublinha que a filha precisa de ainda mais, como por exemplo um aparelho auditivo.


Assuntos relacionado:





sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Afro-Star

       Afro-star é um grupo de dança kuduro e hip hop do bairro de Achada Mato.
O grupo já existe a 5 anos, e tem vários elementos.
O grupo de dança é composto pelos rapazes de idade entre 17 a 27e pelas meninas de idade compreendida entre 14 a 22 anos de idade.
Afros -star já participaram em muitos eventos tanto no próprio bairro, como também nos outros conselhos.
Os jovens também já participarem em concursos de danças, onde foram ao final, e também nos programas televisivos.
Os elementos estão ligados tanto pela musica, como também pela amizade, pois eles consideram mais de que um grupo de dançarinos, mais sim uma família.

Os dançarinos ensaiam no espaço no bairro de achada mato cedido pelo Ministério da Cultura, na Casa da Cultura.


Assuntos relacionados: 




video de dança hip hop 



A Artesã Djamila Gomes



        Djamila Gomes é uma jovem artesã, residente no bairro de Achada Mato.

A artesã confecciona sapatos, bolsas, acessórios exclusivamente femininos.
A jovem artesã desde de cedo já tinha tendência de confeccionar objectos, tornando um simples objectos a matéria de uso.
    Djamila conta que no ensino secundário, destacava na disciplina de EVT, pois nos seus trabalhos era muito criativa, e recebia muitos elogios da Professora(,no liceu Domingos Ramos)
A matéria prime muito utilizada pela artesã, é a linha de lã, para fazer tranças que transforma em sapatos, bolsas, bijutarias, lindos e originais.
Ela gosta muito de trabalhar sozinha, e conta que a inspiração vem de si mesmo, pois ela sem ajuda de ninguém faz os seus produtos. E os próprios pés servem de modelo.

A jovem trabalha a mais com pedidos e também das feiras feitas em Cabo Verde.














Assuntos relacionados:









Cães Abandonados.



No bairro de Achada Mato, encontra-se vários cães abandonados na rua.
Os moradores reclamam de falta de fiscalização por parte da Câmara Municipal da Praia e também dos próprios moradores. Pois afirmam que muitos cães que estão nas ruas foram abandonados pelos donos por falta de humanidade. Como diz Luís Mendonça ”Eles cuidam dos cães, nos primeiros meses, tratam-os as mil maravilhas, quando os cães começam a dar trabalho, como fazer necessidades dentro de casa, os donos, os abandonam nas ruas, isso não pode ser é falta de humanidade.”
Outros também reclamam que muitos cães estão nas ruas, porque já nascem sem um lar, e a câmara não toma, nenhuma providência para esse problema que tende a aumentar ainda mais.”Os cães já se encontram nas ruas, e estão cada vez a aumentar, se não tomarem medidas, essa zona vai infestar-se destes animais”afirma a dona de casa Maria furtado
 Ainda os moradores mostram preocupados com as possíveis doenças transmitidos pelos esses animais, abandonados.





Assuntos relacionados 


Entrevista com Ivandro Almada

“Ivandro Carlos Dias Almada nasceu em 1986, na ilha do sal, cabo verde. Hoje é um modelo de muito sucesso. Já tem um bom caminho nessa profissão.”




Nome dos Pais: Os meus pais são Carlos Furtado Almada e Joana Monteiro Dias.


Onde vives? Actualmente vivo no bairro de Achada Mato, praia, ilha de Santiago

És casado? Casado não, vivo junto com a minha mulher, mas casado na igreja ou no Cartório ainda não.
Tens filho? Sim, Tenho um filho
Qual é o seu  maior paixão? fora da minha filha ,são os meus cães.
Quando começaste a sua carreira? Bom, eu comecei a carreira em 2008/2009 na agência de New look, onde tive aproximadamente 4 anos.
Quais são os obstáculos que encontraste para seguires essa carreira?
Actualmente em que agência trabalhas? Estou a trabalhar na agência vaissModels, mas já passei pelas outras agências cabo-verdianas.


Tens outros trabalhos?
Sim, infelizmente ser modelo em cabo verde, não é possível viver apenas desse trabalho, eu tenho também trabalho na embaixadado Brasil.

fotografias do  Modelo:  feito pelo fotografo Tó Gomez 





 
 

Assuntos relacionados:

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Os moradores do bairro de Achada Mato apelam para uma Estrada Melhor.


O bairro de Achada Mato, e outros bairros periféricos, do Capital (Praia, Santiago) têm vários problemas em comum, pois a maioria dos bairros sofrem dos problemas de precariedade das vias de acesso.
Os moradores de Achada Mato apelem a Câmara Municipal da Praia, o melhoramento da estrada, pois este esta muito degradado, tendo vários buracos que dificulta a circulação dos automóveis, como diz o condutor Jacinto Da Silva”estes buracos existente nas estrada põe em risco a segurança das pessoas, pois ao encontrar este buracos a tendência é de desviar e as vezes chegamos muito perto da pessoa que esta no passeio.”


A situação no bairro ainda é mais complicada pois, não tem outra alternativa do acesso ao bairro, do que a via Paiol/ Castelão.
Além de melhor a estrada, muitos moradores também apelam pela nova construção da estrada com acesso rotunda de Lém Ferreira/ Achada Mato.
Luís Mendoça, morador do bairro, apela pela uma alternativa e mostra preocupado com os preços de táxi para chegar ao bairro ” É fundamental que haja uma alternativa, porque muitos não frequentam o nosso bairro por alegar que o bairro é longe, contudo não é, mais sim o rota de Paio/Castelão a faz longe, mais se tinha uma estrada ligada a rotunda de Lém Ferreira, tudo tornava mais simples e os preços de táxi descia drasticamente.”
Os moradores ainda reforçam que estão abandonados a sua própria sorte.

 Assuntos relacionados: 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Natal em Achada Mato



Fim de ano e tempo de reflectir sobre tudo o que aconteceu no ano anterior e fazer planos para o ano vindoura.
Também é tempo de muita festa e alegria.

Milhares de” Praenses” foram fazer compras para darem boa vinda ao novo ano e em Achada Mato não foi diferente, mulheres e homens todos foram as compras.
 O preço do baile para a Comemoração do ano 2014, em cada grupo de eventos varia em torno de: homens-3000 mil$00 e mulheres-2000 mil$00,contudo os bailes encontrava-se cheia.
Os bailes não só ocorreram nos espaços fechado como também nas ruas tinham músicas e muitas pessoas passaram o fim de ano a dançar e a brindar o novo ano.
O que não faltou na noite foi gente bonita e muito bem vestida.
Também contou com forte vigilância dos polícias.
Votos para novo ano
Kátia Monteiro “Eu deseja para todo o mundo voto de um ano novo cheio de paz, amor, felicidade que todos os meus sonho se torne realidade”
Nádia Semedo “Para que 2014 seja melhor que o ano anterior, que haja mas emprego”

Sónia Barbosa “Que a violência termine junto com o ano 2013, e que esse novo ano seja repleto de coisas boa e de muita paz”










Noite do fim  de Ano