sábado, 7 de dezembro de 2013

Achada Mato em festas



Comemorou-se hoje, 28 de Novembro, 10 anos de aniversário da rua “Madragoa”, Bairro de Achada Mato. Esta comemoração,já na sua décima edição  teve dois dias de muita festa, convívios com todos os integrantes da rua e também dos visitantes.
O evento contou com participações de vários artistas locais como Djandja, kukia mais conhecido pelo Foginho
e também de outras localidades como Rabelado Lope, Puto Máquina, Funa, Lil Mario, entre outros. Também teve a participação de dançarinos do próprio bairro os “Afro Boys” que animaram a noite com muita dança.

A rua de Madragoa é nome dada em homenagem á um bairro popular de Lisboa (Madragoa) que situa junto ao foz do Tejo, cujo nome deriva da presença em tempos do convento das Madres de Goa, encontra-se enfeitadas.

Todas essas actividades foram realizadas devido ao apoio de Cita-Habitat, Ministério da Cultura e também dos moradores.


Apreciação do Publico.


Para Zuleica Moreira, 23 anos estudante do ensino secundário ”As actividades estão bem organizadas, gostei muito dos artistas, do próprio ambiente, não sai nenhum conflitos …espero que para o ano seja ainda melhor”. A mesma opinião tem a Elisandra, 19 anos estudante  “Esse evento está tranquilo, bom convívio, os organizadores respeitaram os horários, isto é, não teve atraso para começar os shows, e também eles deram oportunidade a muitos cantores do bairro para mostrarem os seus talentos”

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Muitos alunos vivem no bairro muito distante da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, e com isso se deparam com grande problema de transporte.
Alguns, tem o seus veículos próprios mas a maioria depende de transporte colectivo e geralmente o transporte  usada  são  os “hiaces”, e este estão sempre á elevar os preços  do seu uso.
Actualmente o preço é de 40 $00, preço este que muitos estudantes reclamam, porque afirmam que não tem sempre em disposição este dinheiro para fazerem esses trajectos de dois ou até 4 vezes por dia, sem esquecer dos lanches, e matérias dialectos. 
Ricardina Veiga, estudante de Engenheria de construção civil, reclama não apenas do preço dos transportes como tambem dos atrasos.  "Os Hiaces  não voltam  para a universidade enquanto não estiver cheia”. E ainda reforça que a qualidade de transporte deixa muito a desejar “ os  veículos  quase sempre estão  sobrelotadas  pondo em riscos as vidas dos estudantes”.


E ainda outros afirmam que o transporte prejudicam no desempenho escolar, pois vivem longe e normalmente atrasam-se para as aulas e ficam perdidos das explicações dadas pelos professores e isso acaba por reflectir nas notas.

 Antonio Da Costa, estudante de Ciências Farmacêutica 4ºano ,vive no bairro de Achada Mato, por viver longe da universidade prepara com antecedência para chegar na  hora  a instituição."os transporte estão sempre no ponto habitual ,e são vários que fazem esse percurso piaget , fazenda desde que estou nessa universidade nunca aconteçeu de um transporte  sequer não estiver no ponto, e é claro que se atrasamos consequentemente atrasamos temos que esperar outros hiaces".




segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde acaba de autorizar a entrada em funcionamento de doze cursos de mestrados na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Economia Aplicada, Empreendedorismo, Gestão de Recursos Humanos e do Conhecimento, Engenharia de Sistemas e Informática, Psicologia Social, Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, Educação Inclusiva, Políticas e Dinâmicas Internacionais, Segurança e Higiene no Trabalho, Linguística Aplicada e Políticas Públicas e Administração Local são os novos cursos de mestrado agora aprovados pelo Governo de Cabo Verde e que a UniPiaget irá oferecer à sociedade cabo-verdiana no decorrer deste ano lectivo 2012/2013.

Txada Mato:O bairro espectacular



       Achada Mato,é um dos bairros periféricos da cidade da Praia,Santiago,Cabo Verde.
Actualmente é um dos bairros mais procurado para viver,pois hoje, esta bem desenvolvido,como: Várias casas,água canalizada,estradas,jardins infantis,escolas primarias(E B I),chafarizes,energia eléctrica,centro de juventude,placa desportiva,centro de saúde,etc. Como outros bairros do pais, tem falta  mais  infraestrutura.

Ainda o bairro oferece,um visão espectacular,pois por ser um bairro alto ,pode-se ver vários bairros,como,Paiol,Castelão,Achada Grande frente,Lém Ferreira,etc.
 Principalmente a noite a paisagem torna-se ainda mais bela.
O bairro é lindo,e os moradores são acolhedores,e com o passar do tempo tudo indica que vai melhorar ainda mais.